PROJETO HISTÓRIA EM CENA

Formar plateia. Apresentar o teatro para estudantes e professores que nunca (ou pouca vezes) entraram em contato com o palco e a magia da representação. Valorizar a experiência teatral como meio de integração do indivíduo com a arte através de um produto cultural de qualidade, um agente transformador que pode abrir caminhos, instigar a criatividade e introduzir o público na descoberta de novas possibilidades e oportunidades de trabalho.

Para alcançar tais objetivos, apresentamos, como fio condutor, textos escritos especialmente para o projeto que contemplam momentos ou personalidades pertinentes da História do Brasil; propomos também uma estimulante atividade pós-espetáculo, ao abrir um bate-papo, um debate de ideias com a participação dos convidados (alunos e educadores) e a equipe do projeto, incluindo elenco, diretor, dramaturgo, orientadora pedagógica, operador de luz e som, cenógrafo, iluminador, figurinista e quem mais for convocado. A discussão levanta não só aspectos relevantes do texto e do período histórico em que a trama acontece, como desperta inúmeras curiosidades sobre o “fazer teatral” – diligências que são prontamente atendidas pelos artistas, técnicos e criadores da peça.

O HISTÓRIA EM CENA nasceu em 1997, no Rio de Janeiro, pelas mãos do diretor e dramaturgo Caio de Andrade e sua equipe, a pedido do Departamento Educativo do CCBB – RJ. Obtendo grande sucesso e premiações, o projeto estendeu-se até 2002.

Laureado com um convite da Queen Mary and Westfield College, Caio de Andrade viajou para participar de uma série de encontros com renomadas companhias inglesas em Londres e Stratford-upon-Avon, cujo tema principal era “o teatro integrado a projetos educativos”.

O projeto HISTÓRIA EM CENA, após a temporada inicial no CCBB-Rio, ganhou novas versões, em vários outros teatros por onde o seu criador passou, e encontrou seu espaço definitivo no TEATRIM – CULTURA E ARTE a partir de 2019.

Com a adesão da professora e orientadora pedagógica Ana Beatriz Mesquita, o HISTÓRIA EM CENA, conservando seu formato inicial, adquiriu uma nova e bem-vinda qualificação. Aliando sua vasta bagagem na área educativa com experiências artísticas meritórias – participou como atriz, de projetos de companhias paulistanas como o Ventoforte, de Ilo Krugli e CPT, de Antunes Filho – Ana Beatriz, hoje, faz com que a integração entre o projeto artístico criado por Caio de Andrade e as demandas oriundas das escolas e das secretarias de educação das cidades atendidas pelo projeto se tornem cada vez mais estreitas, produtivas e alinhadas.

Em 2024, o PROJETO HISTÓRIA EM CENA foi contemplado com o edital da LEI PAULO GUSTAVO e realizou dezenas de espetáculos para as escolas da rede pública de ensino.

No momento, dois espetáculos estão disponíveis no repertório do projeto:
TRIPARTIDA e O JECA VOADOR E A CORTE CELESTE, ambos com texto e direção de Caio de Andrade.
Clique e saiba mais sobre as peças.

plugins premium WordPress