OFICINAS

As primeiras oficinas ministradas por Caio de Andrade remontam ao início das atividades do Teatro Teresa D’Ávila, localizado no campus universitário da UNITAFEA em Lorena. O diretor e dramaturgo foi o responsável pela condução do projeto de construção do teatro e lá permaneceu por cinco anos após a inauguração, em 2014, como diretor artístico. Era preciso convidar a comunidade universitária e escolar (a unidade mantinha uma escola de ensino fundamental e médio) a se integrar ao novo espaço cultural que surgia. Assim, foram criadas duas OFICINAS DE ATUAÇÃO: a primeira direcionada aos estudantes mais novos e a outra para os adultos. Ao mesmo tempo, um grupo se reuniu em torno do interesse pela DRAMATURGIA – com o objetivo de aprender a escrever para o teatro – o que deu origem a uma nova turma.
Até 2018, as oficinas foram ministradas no Teatro Teresa D’Ávila, mas no ano seguinte as três atividades migraram para o TEATRIM – CULTURA E ARTE, novo espaço inaugurado por Caio de Andrade.
A primeira – OFICINA DE JOVENS ATORES DO TEATRIM – é formada por jovens de 10 a 17 anos. O encontro é semanal e a duração é de 10 meses, ou seja, de fevereiro a dezembro.
A OFICINA DE ATUAÇÃO PARA ADULTOS tem o mesmo formato e tempo de duração com participantes acima de 18 anos.


Além da OFICINA DE DRAMATURGIA – que recebe alunos a partir de 16 anos, o TEATRIM igualmente abriga a RODA DE TEATRO – um grupo de estudos formado por membros de uma faixa etária mais avançada – geralmente acima de 50 anos – interessado em assuntos variados relacionados às artes cênicas; uma divertida, instrutiva e semanal roda de conversa.