FORMANDO PLATEIA NO VALE DO PARAÍBA!
No formato de uma campanha de Financiamento Coletivo Recorrente, o projeto HISTÓRIA EM CENA está no Benfeitoria!
Tomando uma analogia esportiva podemos dizer que a vida é uma corrida de revezamento. Passar o bastão de forma legítima e cuidadosa, sem perder o movimento dos pés, a velocidade da prova e o cansaço da empreitada pode ser o segredo da vitória. Ficando implícito, igualmente, que ninguém participa sozinho nessa categoria: é preciso ser, antes de tudo, uma equipe.
A equipe do HISTÓRIA EM CENA está na corrida há muitos anos – o projeto foi originalmente concebido, testado e premiado na década de 1990, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro – voltando à pista a partir de maio de 2019 em um novo espaço e uma nova cidade: no Teatrim – Cultura e Arte, na cidade de Lorena/SP.
Estamos falando de formação de plateia, onde o objetivo é levar perto de nove mil estudantes da rede pública ao teatro (até o mês de novembro) para assistir a um espetáculo, participar de um debate sobre os temas que tangenciam o texto e discutir uma questão que sempre atiça a curiosidade de estudantes e educadores: como se concebe, produz e se leva à cena um projeto de artes cênicas.
Acesso à cultura, à educação de qualidade e à inclusão social podem ser termos desgastadamente utilizados para justificar planos oportunistas que partem da relativa ineficiência do questionado modelo educativo brasileiro para conceber ações isoladas e descontínuas. O HISTÓRIA EM CENA tem nome respeitado e endereço próprio. Experiência comprovada em quase quatro anos de atuação no Rio de Janeiro (a partir de 1997), com a montagem de três diferentes espetáculos, quando milhares de estudantes e centenas de educadores participaram ativamente da proposta, deixando avaliações mais do que positivas. O projeto pode, agora, ter uma duração ainda mais longeva, ou seja, enquanto a parceria entre o projeto, seus admiradores (pessoas físicas) e empresas preocupadas com a formação cultural de jovens valeparaibanos existirem o HISTÓRIA EM CENA igualmente existirá.
Desde o começo do ano já recebemos mais de 600 estudantes, juntando debates e saberes do fazer teatral e unindo estudantes e educadores à equipe do Teatrim, o que provou que a comunidade lorenense e da região está atenta, carente e receptiva às novas e estimulantes experiências.
Confira fotos de como foram os últimos meses do projeto:
Faça parte desse projeto! Vire um assinante mensal através do Benfeitoria!